O empreendedorismo feminino de Contagem segue firme no cenário da economia estadual. Na noite da última sexta-feira (29/8), a empreendedora contagense Isabella Malaquias conquistou o segundo lugar no Prêmio "Sebrae Mulher de Negócios", na categoria pequenos negócios. A cerimônia aconteceu na sede do Sebrae, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 21 finalistas, em cinco categorias, celebrando a liderança feminina no mundo dos negócios. Em Minas Gerais, 365 empreendedoras de vários segmentos se inscreveram no concurso, colocando o estado entre os cinco com mais participantes.
O prêmio valoriza o empreendedorismo feminino e celebra a liderança feminina nos negócios - Fotos: Amanda Ketly/ASN MG
Isabella Malaquias é empreendedora desde 2017, quando inaugurou a própria escola de idiomas. O que começou apenas com aulas na varanda, hoje se prepara para expandir, em uma sede própria, proporcionando aos alunos uma estrutura maior e mais tecnológica. “O que começou em uma mesa na varanda hoje é uma escola moderna e acolhedora. Este prêmio do Sebrae celebra nossa jornada, o impacto na comunidade e as vidas transformadas pela educação. Essa conquista reforça que vale a pena acreditar, persistir e investir em educação de qualidade”, comemorou a empreendedora.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país. Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Em 2024, Contagem também contou com uma finalista na premiação. A confeiteira Mônica Chagas conquistou o segundo lugar na categoria Microempreendedor Individual (MEI).
“O empreendedorismo feminino é um trabalho que vem sendo aos poucos reconhecido, e que bom que o Sebrae apoia essa iniciativa. É uma pauta que levamos muito a sério. Empreender não é fácil, para as mulheres é mais difícil ainda. O reconhecimento dessas mulheres é muito importante”, destacou a gestora do Sebrae, Arielle Alexandria.
Incentivo ao empreendedorismo feminino
A Prefeitura de Contagem segue com uma intensa agenda de atividades que visam o incentivo e o fortalecimento do empreendedorismo feminino na cidade. Entre as iniciativas que buscam o estimulam à empregabilidade da mulher, destacam-se o Projeto “Ela Conexões”, proposta intersetorial da Prefeitura, que oferece uma série de palestras, rodas de conversas e consultorias voltadas para o público feminino que busca realocação no mercado de trabalho ou o primeiro emprego.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), por meio da Casa do Empreendedorismo Sustentável, também atua diretamente no acompanhamento das mulheres empreendedoras no mercado, oferecendo treinamentos e auxílio em diversos segmentos como imposto de renda, abertura de empresas, comunicação e marketing empresarial.
As mulheres interessadas em mais informações sobre as atividades voltadas ao empreendedorismo feminino em Contagem podem entrar em contato com a Sedecon pelos telefones (31) 3391-1233 / (31) 3352-5070 / (31) 3615-0489 ou (31) 97309-3239.